Com crescimento mínimo de 0,3% em abril de 2019, a Indústria brasileira tem amargado não só a crise econômica, mas a evolução do varejo e serviços, que cresceram muito mais que a produção industrial e sustentaram o PIB do país no ano anterior.
Analisando tal realidade, fica claro que a indústria precisa se refazer não só diante da crise, mas principalmente diante de um mundo cada vez mais tecnológico e desenvolvido, que está cada vez mais autônomo e precisa que a indústria melhore não só os produtos, mas a maneira de produzi-los e vendê-los ao público.
A Gestão de Produção de uma empresa é peça chave quando o assunto é fazer mais com menos e fazer melhor.
Para garantir menos desperdício, mais economia, agilidade e lucro, é preciso saber como gerenciar de forma consistente.
Neste artigo, confira Como melhorar a Gestão de Produção de sua empresa, e tenha um negócio mais rentável.
Mapeamento dos processos
Por mais que os trabalhadores de uma máquina já saibam como ela funciona e como é feito os produtos, o mapeamento dos processos é uma forma de garantir que não existem falhas ou simplesmente para encontrar onde estão os problemas.
Por exemplo, alguns erros na linha de produção acontecem e nem sempre são percebidos, principalmente quando são erros muito pequenos, mas que custam muito dinheiro e tempo.
Com o Mapeamento dos processos, é possível determinar onde estão acontecendo essas falhas e corrigi-las.
Ter a delegação de funções
Delegar funções é uma tarefa que todo bom líder deve seguir, se quiser ser bem sucedido.
Foi-se o tempo que gestores tomavam para si, todas as obrigações e responsabilidades, e geralmente quando isso acontece, atrapalha e atrasa todos os processos em vários níveis da empresa, se tornando um custo descomunal.
Além disso, o poder do foco para melhorar a produtividade precisa ser lembrado e treinado.
Também é necessário estar vencendo a crise em 21 dias.
E ter uma mentalidade financeira.
Ter pessoas de confiança abaixo do líder principal, agiliza tudo pois este irá se responsabilizar pelas etapas e discussões ou reuniões necessárias e levar ao chefe, somente aquilo que só ele possa resolver.
Observar e garantir os recursos necessários
Pode tudo estar indo bem quando o assunto é planejamento, mas se não tiver os recursos como mão de obra e matéria prima, simplesmente nada acontece.
Em uma indústria de chocolates, por exemplo, se não tiver cacau para fazer o chocolate não tem como produzir e se tiver o cacau mas não houver trabalhadores, o problema continua de pé.
Um bom gestor analisa tudo e o que falta para o negócio continuar crescendo.
O que for preciso em relação a recursos de pessoas e matéria prima deve ser suprida para que a empresa continue funcionando e o produto sendo oferecido ao consumidor final.
De olho nos custos
Muitas empresas estão quebrando hoje, pois não fazem uma boa gestão de produção que otimize a empresa e gere mais receita que despesas.
Os custos dos recursos do tópico anterior, não podem ser altos demais e um bom gerenciamento, valoriza a qualidade sem abrir mão de um bom preço.
A utilização de software de gestão é hoje, um dos grandes auxiliadores das empresas na hora de gerenciar os custos e calcular o faturamento. Utilizar as novas tecnologias a seu favor é fundamental para o sucesso do negócio.
Aprenda Mais Sobre Gestão de Produção
Para profissionais de gestão que trabalham em grande indústrias e precisam de melhor conhecimento e capacitação na área de gestão de Produção, a FBV Cursos, escola online de cursos gratuitos oferece o Curso Online Grátis Gestão de Produção com todo conteúdo necessário para líderes de diversos setores das empresas brasileiras, a serem melhores gestores.
O post Como melhorar a Gestão de Produção de sua empresa apareceu primeiro em Produtividade Imbatível.